segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Faustino I Gran Reserva 1996

Bodegas Faustino elabora este Gran Reserva com Tempranillo (85%), Graciano (10%) e Mazuelo. Por força de legislação, os Rioja Gran Reserva devem estagiar 5 anos na vinícola antes de sairem para o mercado, sendo que 24 meses é o tempo mínimo em carvalho. Neste caso, foram 28 meses em carvalho (80% americano e 20% francês) e 44 meses engarrafado e aguardando, pacientemente, nas caves da Faustino. No total, 72 meses, 6 anos, antes de ser posto à venda.


Rubi, brilhante e com poucos reflexos de evolução.

Nariz rico e intenso, aqui já indicando mais o seu estágio evolutivo. Ainda com muita fruta, negras principalmente, e com muito boa madeira, seus aromas vão surgindo, em camadas, enquanto a taça gira e a partir do repouso do vinho em contato com o ar. Amoras, mirtilo, baunilha, chocolate, café, tabaco, aromas animais (pêlo) e de especiarias, uma bela composição temperada por uma discreta e controlada nota oxidativa.

Na boca, uma seda, taninos muito finos e um ótimo frescor. Desce leve e pesando menos do que parece. Longo passo por boca, deixando amora, café, tabaco e especiarias nas vias retronasais.

Um belo presente, que me dei há alguns anos e que me permiti desfrutar em comemoração às 34 primaveras completadas. Tinha boa expectativa, porém com certo receio, visto que seu irmão, o Faustino de Autor, dois anos mais novo, provado há alguns meses, estava com a oxidação um tanto além do previsto. Grata surpresa! Iria ainda muito longe e não me espantaria estar ainda no auge para brindar a 40a. primavera... Se eu encontrar outra garrafa por aí, vou guardá-la...

Sendo o caldo a estrela da noite, em sua companhia apenas comidas simples, carpaccio de filé, camembert levemente grelhado e derretido, para comer às colheradas, e ciabatta. Tudo perfeito e temperado pela companhia da minha querida.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...