domingo, 22 de agosto de 2010

Milantino Teroldego 2006

Há alguns dias eu comentei sobre 5 castas incomuns que são cultivadas no RS e sobre as boas experiências que seus vinhos podem nos proporcionar (relembre o comentário). A Teroldego é uma destas castas.

Vale dos Vinhedos, RS. Vinícola Milantino elabora este varietal com passagem por carvalho. 12,9% vol álc.

Rubi, límpido e brilhante.

Nariz elegante e expressivo. Frutos negros, chocolate, baunilha, café, pele de salame e florais.

Corpo médio, taninos macios e bom frescor. Aromas frutados e de chocolate, principalmente. Fim de boca um pouco curto, porém agradável. 10+

Seguramente, é mais empolgante em nariz. Complexo e aromas intensos, que, como esperado, formam um conjunto fora dos padrões que encontramos nos vinhos elaborados a partir das tradicionais castas francesas. Sua análise demanda atenção. Em boca, faltou-lhe, mesmo, um pouco mais de persistência.

Aptidão para a mesa. Concordo com as sugestões da vinícola, que recomenda carnes vermelhas, queijos fortes e massas com molhos bem condimentados.

Em outro comentário, falei rapidamente sobre o Teroldego da Lídio Carraro, que me impressionou muito (relembre). Não cabe comparar os dois produtos, que se encontram em faixas de preço bem distintas, e que, também, não  foram provados nas mesmas condições. Por outro lado, pode-se dizer que, a partir de algumas semelhanças das duas análises, é possível identificar um agradável DNA desta casta. Vale a prova e vale ter algumas garrafas na adega, para apresentar aos amigos.

PS.: Se algum dos amigos souber onde encontrar um Marselan (tinto) nacional aqui em São Paulo, eu agradeço a dica, pois é outra das castas incomuns que quero comentar.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...