sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cabriz Reserva 2005

Portugal, Dão. Quinta de Cabriz elabora este tinto a partir de um corte de Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz. Estágio em barricas de carvalho francês. 13,5% vol álc.

Cabriz é uma das vinícolas do grupo Dão Sul/Global Wines, que no Brasil elabora a linha Rio Sol, em seu projeto ViniBrasil no Vale do São Francisco.

Belo rubi, vermelhão. Límpido e brilhante.

Nariz com acento moderno. Frutos vermelhos, baunilha, tostados e especiarias (canela, principalmente).

Corpo médio, fresco, taninos rústicos. Sabores frutados e influenciados pela madeira. Álcool a incomodar um pouco, assim como algum amargor final. Persistência 10+.

Melhorou com a comida (massa e carne vermelha assada), mesmo assim não empolgou muito. Principais incômodos, amargor e álcool, que não deram folga mesmo com arejamento e temperatura correta. Parece-me que pode melhorar um pouco com mais guarda.

Como sobrou 1/3 da garrafa, guardei com vacuvin e terminei no dia seguinte. A conversa mudou... pra melhor.

Nariz ganhou uma nota de couro que deixou o conjunto mais complexo. Em boca, taninos arredondaram e sumiram o amargor e o álcool excessivo. Outro vinho. Desta vez, muito mais interessante.

Conclusão: passá-lo pelo decantador por umas duas horas pode ser uma boa idéia. E é o que eu vou fazer na próxima garrafa.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...