terça-feira, 15 de junho de 2010

The Big Five Collection Pinotage 2006

África do Sul, Cape Town, Terroir de Western Cape. Sonop Wine Farm elabora este Pinotage varietal. Sem informações disponíveis sobre envelhecimento em barricas, porém com indicativos deste estágio. 12,5% vol álc.

Por sugestão do confrade Cristiano Orlandi, do excelente Vivendo Vinhos, este mês aproveitaremos o sugestivo tema Copa 2010 na África do Sul e indicaremos um vinho sul africano. Este Big Five Pinotage é a minha escolha.

Como curiosidade, Big Five é o termo usado por caçadores para designar os 5 maiores animais da savana africana. Leão, rinoceronte, leopardo, búfalo e elefante. O elefante, aliás, é o símbolo, muito bem encaixado, dado ao Pinotage desta linha - que conta com varietais de outras castas.

Rubi aberto, tendendo ao vermelho cereja, límpido, translúcido e brilhante.

Nariz com frutas vermelhas e negras, chocolate, discretos tostados, bacon de leve. Após algum tempo surgem, ainda, notas vegetais e de ervas aromáticas.

Corpo médio para encorpado, taninos finos, discretos e levemente rascantes. Elevada acidez, porém muito bem encaixada no conjunto. Sabores de frutos vermelhos, como morango e goiaba, marcam o palato e determinam o retrogosto. Ligeira persistência. 10+

Gostoso e direto, este Pinotage é uma boa alternativa para quebrar o ritmo das castas francesas mais tradicionais no nosso dia a dia, no entanto, é um vinho simples e com pouco apelo gastronômico, que funcionará melhor sozinho ou na companhia de comidas simples, como aquela pizza do sábado à noite ou uma tábua de queijos e frios.

Sobre sua evolução, creio que está no auge e não evoluirá mais, no entanto, deve se manter assim por mais uns dois anos, antes de iniciar o declínio.

Importado pela Best Wine, esta garrafa foi comprada na A Casa dos Vinhos, na loja da R. Heitor Peixoto, São Paulo. Boa compra a R$ 32.

3 comentários:

Administrador disse...

Marcus,

já me deparei com esse vinho, mas não me despertou interesse em comprar. Depois do seu comentário, acho que começa a valer a pena.

Saúde!

MFS disse...

Opa VPT,

É um pinotage correto. Nada como o Avondale, que vc já comentou muito bem e que eu já provei e tive impressões semelhantes. Mas vale a pena.

Agora, se eu tivesse que encontrar um problema neste vinho, sem dúvida seria a casta... A pinotage é realmente complicada pro meu paladar. Porém, por outro lado, como eu disse no post, é uma boa para sair da mesmice do dia a dia.

Abs.,
Marcus

Unknown disse...

gostaria que alquem me indicasse um lugar para comprar um vinho sulafricano THE BIG FIVE da uva pinotage.... obrigado

Alguns outros posts interessantes...