quarta-feira, 16 de junho de 2010

Viapiana Cabernet Sauvignon 2002


Brasil, Serra Gaúcha. Viapiana Vinhos produz este tinto, 100% Cabernet Sauvignon, com passagem de 6 meses por barricas francesas e mais 5 meses de afinamento em garrafa antes de ser comercializado. 12% vol álc.

A safra 2002 foi ao mercado em 2003, e seguiram, até hoje, outras safras, inclusive já provadas por aqui, mas depois de ler coisas boas sobre a safra 2002 na Serra Gaúcha e de ter boa impressão dos CS desta vinícola, eu resolvi avaliar a evolução desta safra em especial. Já adianto que valeu a pena.

Bela cor vermelho, lembra a casca de cereja, porém um tom mais leve. Do centro à borda já apresenta um bonito degradee que termina num alaranjado leve. Ainda apresenta algum brilho e certa densidade.

Nariz cativante. Boa carga de frutas maduras, entremeadas a discretas notas da passagem por barrica e notas animais, da sua evolução, como bacon e couro. Aparecem, ainda, mentol e alguma coisa de especiarias.

Corpo mediano, taninos sedosos e bem assentados. Acidez, porém, surge um pouco desequilibrada de início, acalmando-se com a companhia de comida. Sabores repetem o nariz, porém evideciam toques mais ácidos, lembrando, ao final, aquele chiclé da infância, o "azedinho doce" - não sei nem se existe ainda... Ligeiro no retrogosto.

Esta garrafa foi adquirida na Imigrantes Bebidas, que ainda dispõe de algumas garrafas desta safra, expostas ao lado das da safra 2005. Ambas são comercializadas por R$ 28,00.

Para consumo imediato, vale a pena, mas não creio que terá vida muito longa, pois receio que este descompasso na acidez pode contagiar as demais características no decorrer do próximo ano.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...