quinta-feira, 11 de junho de 2009

Viapiana Cabernet Sauvignon 2004

Este 100% Cabernet Sauvignon é elaborado no Vale dos Vinhedos pela Vinícola Viapiana. Estágio de 6 meses em barricas francesas e outros 5 meses em adega, após ser engarrafado. 13% vol álc.

Rubi, denso. Em nariz, típico, frutas na frente, com quase nada de compota, depois herbáceo, cravo, algum álcool no final, fechado. Em boca, encorpado, tâninos bem assentados, acidez presente. Confirma nariz, herbáceo se abre, surge pimentão, berinjela, e também canela. Madeira discreta e bem integrada. Permanece em boca e nariz por muito tempo. Persistência 20+.

Serviço: Arejado em garrafa por 20 min. antes do serviço.
Sugestão: Decanter por 1 hr.

Mais um exemplar da minha avaliação desta vinícola. Outro que não decepcionou. Muito agradável, correto, único senão é o toquezinho de álcool no nariz, mas que não chega a atrapalhar. Estilo mais novo mundo, porém muito bom para a mesa.

Acompanhou pizza (companhia das mais frequentes por aqui). Foi bem. Sua acidez sugere bom encontro com massas ao molho de tomate, além de cortes de carne vermelha, grelhados ou assados. Não creio que seja a companhia ideal para um cordeiro, talvez com moussaka.

Novamente, o senão é a distribuição em território nacional... O preço, R$25, tá "mais do que bom". Em São Paulo, na Imigrantes Bebidas.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...