África do Sul, Cape Town, Terroir de Western Cape. Sonop Wine Farm elabora este Pinotage varietal. Sem informações disponíveis sobre envelhecimento em barricas, porém com indicativos deste estágio. 12,5% vol álc.
Por sugestão do confrade Cristiano Orlandi, do excelente Vivendo Vinhos, este mês aproveitaremos o sugestivo tema Copa 2010 na África do Sul e indicaremos um vinho sul africano. Este Big Five Pinotage é a minha escolha.
Como curiosidade, Big Five é o termo usado por caçadores para designar os 5 maiores animais da savana africana. Leão, rinoceronte, leopardo, búfalo e elefante. O elefante, aliás, é o símbolo, muito bem encaixado, dado ao Pinotage desta linha - que conta com varietais de outras castas.
Rubi aberto, tendendo ao vermelho cereja, límpido, translúcido e brilhante.
Nariz com frutas vermelhas e negras, chocolate, discretos tostados, bacon de leve. Após algum tempo surgem, ainda, notas vegetais e de ervas aromáticas.
Corpo médio para encorpado, taninos finos, discretos e levemente rascantes. Elevada acidez, porém muito bem encaixada no conjunto. Sabores de frutos vermelhos, como morango e goiaba, marcam o palato e determinam o retrogosto. Ligeira persistência. 10+
Gostoso e direto, este Pinotage é uma boa alternativa para quebrar o ritmo das castas francesas mais tradicionais no nosso dia a dia, no entanto, é um vinho simples e com pouco apelo gastronômico, que funcionará melhor sozinho ou na companhia de comidas simples, como aquela pizza do sábado à noite ou uma tábua de queijos e frios.
Sobre sua evolução, creio que está no auge e não evoluirá mais, no entanto, deve se manter assim por mais uns dois anos, antes de iniciar o declínio.
Importado pela Best Wine, esta garrafa foi comprada na A Casa dos Vinhos, na loja da R. Heitor Peixoto, São Paulo. Boa compra a R$ 32.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Marcus,
já me deparei com esse vinho, mas não me despertou interesse em comprar. Depois do seu comentário, acho que começa a valer a pena.
Saúde!
Opa VPT,
É um pinotage correto. Nada como o Avondale, que vc já comentou muito bem e que eu já provei e tive impressões semelhantes. Mas vale a pena.
Agora, se eu tivesse que encontrar um problema neste vinho, sem dúvida seria a casta... A pinotage é realmente complicada pro meu paladar. Porém, por outro lado, como eu disse no post, é uma boa para sair da mesmice do dia a dia.
Abs.,
Marcus
gostaria que alquem me indicasse um lugar para comprar um vinho sulafricano THE BIG FIVE da uva pinotage.... obrigado
Postar um comentário