Massa
- 1/2 xic chá água
- 3 col sopa azeite (ou manteiga amolecida)
- 1 col sopa vinagre vinho branco
- 1 ovo + 1 gema
- 3 xic chá farinha de trigo
- 1 col chá sal
Recheio
- 1 peito de frango com osso
- 1,25 l de caldo de legumes
- 1 berinjela, cortada em cubos pequenos
- 1 abobrinha, cortada em cubos pequenos
- 3 tomates italianos, cortados em cubos pequenos
- 2 cebolas roxas, cortada em cubos pequenos
- 3 dentes de alho
- azeite e manteiga, o quanto baste
- 1/2 xic cha de salsinha+cebolinha picados (pode-se acrescentar tomilho, orégano fresco, mangerona, enfim, qualquer erva boa da horta que ficará ótimo)
- 200 gr de catupiry
- 1 ovo batido com um pouco de água
- sal e pimenta-do-reino à vontade
Preparo:
- A massa eu costumo preparar na panificadora caseira (aquela da Britania), dá menos trabalho e o resultado é muito bom. Mas, se for preciso, prepare-a do modo tradicional: misture os sólidos em uma tigela e abra um buraco no meio, acrescente os ovos batidos, o óleo e metade da água no buraco e vá misturando a partir da borda (pode-se usar um garfo para ajudar a misturar), à medida que incorporar, acrescente os demais líquidos e, quando estiver totalmente incorporado (no formato de algo que lembra uma bola - talvez da NFL), sove com o punho.
- Cozinhe o peito de frango no caldo, por uns 20 min, ou até estar cozido e pronto para desfiar. Desfie o peito de frango e reserve. Os ossos, bem, eu sugiro que você guarde para preparar o seu caldo de frango depois.
- Aqueça uma wok. Quando estiver quente, abaixe o fogo e acrescente o azeite e a manteiga. Depois que espumar, acrescente a cebola e mantenha em fogo médio baixo.
- Quando a cebola começar a murchar, acrescente o alho esmagado.
- Acrescente a berinjela, a abobrinha e os tomates, tempere, e deixe suar por uns 5-7 min.
- Junte o frango desfiado, aumente um pouco o fogo e retifique o tempero, se necessário. O frango terminará o cozimento no caldo formado pelos legumes.
- Quando o refogado estiver quase seco, desligue o fogo e junte as ervas aromáticas. Reserve.
- Depois de esfriar um pouco, junte 2/3 do catupiry e misture bem.
- Divida a massa em 3 partes, sendo 2/3 para forrar a forma (estas quantidades se encaixam em uma forma de 28 cm) e 1/3 para cobrí-la (se quiser, pode separar um pequeno pedaço da cobertura em tiras para enfeitar).
- Abra a massa, unte a forma (eu costumo untar inclusive as anti-aderentes), coloque a massa maior, pressione gentilmente todos os cantinhos para garantir melhor aderência.
- Recheie a torta.
- Por cima do recheio, espalhe o catupiry restante.
- Cubra a torta, e sele, dobrando os excessos de massa. Se for decorar com as tiras, esta é a hora.
- Pincele com o ovo batido.
- Leve ao forno pré-aquecido (200oC) por uns 25-30 min. Controle o tempo de olho na massa, se escurecer muito rápido, cubra com papel alumínio e diminua um pouco a temperatura. Como o recheio já está cozido, quando a massa estiver pronta é hora de desligar o forno.
Serve uns 8 pedaços.
2 comentários:
e a fotinho da torta?
Olá Gourmandise,
Desta vez vou ficar devendo a foto... Mas, se ela existisse, seria uma bela foto, pois a torta realmente ficou bonita, com um aspecto um tanto rústico, pra dar mesmo um ar de "comida caseira".
Valeu pela visita!
Abs.,
Marcus
Postar um comentário