sexta-feira, 20 de maio de 2011

Tortoise Hill Red 2006


Vem de Paarl, África do Sul, este tinto elaborado pela Vinícola Glen Carlou. Inusitado corte de 77% Cabernet Sauvignon, 13% Shiraz, 5% Merlot, 4% Zinfandel e 1% Tempranilo, que estagia por 15 meses em barricas de carvalho francês e americano. 14% vol álc.

Rubi com reflexos tendendo ao granada. Límpido e brilhante. Média densidade.

Nariz com presença de frutos vermelhos e negros, madeira, baunilha, pimentão e especiarias. Começa fechado e se abre após 15 a 20 min em taça.

Corpo médio, taninos firmes e elegantes e muito frescor. Palato é marcado pela presença frutada em companhia da madeira. Fim de boca com tostados e alguma especiaria. Persistência 15+

A sua acidez pede a companhia de comida. Para variar um pouquinho, as massas com molhos vermelhos e as carnes serão companhias interessantes. Caponata e outros pratos com beringela podem ser uma boa pedida também.

Nesta ocasião, em que retornamos ao Innominato Osteria, provamo-lo ao lado do saltimboca de filé (recheado com palmito) e do penne a frascatana (molho tomates frescos e mussarela de búfala). O resultado final foi menos elegante que o anterior, com o Prelúdio 2007, mas foi também muito bom, principalmente em função do seu frescor e do final de boca (em que a madeira aporta notas tostadas que se encontram bem com o filé) e todos à mesa elogiaram.

Está em ótimo momento de consumo e não creio que apresentará qualquer evolução. Deve permanecer neste estágio por um ano mais.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...