segunda-feira, 16 de maio de 2011

Eme 2007: Graciano, a graça da Rioja...

Casado Morales elabora este monovarietal Graciano, com uvas colhidas de vinhas de idade superior a 30 anos, na tradicional Rioja espanhola. Porém, naquela região, a tradição está nos blends. Eis que aqui o blend está no carvalho, que vem da França, EUA, China, Romênia e Hungria, nos quais o vinho estagia por 11 meses. Após engarrafado, outros quatro meses nas caves da vinícola. 13,8% vol álc.

Rubi com reflexos granada. Límpido, denso e brilhante.

Nariz com presença de ameixa, cereja, morango (geléia), framboesa, caramelo, tostados, chocolate, especiarias, páprica doce  e florais.

Corpo médio e acidez presente. Seus taninos são, ao mesmo tempo, finos e elegantes, porém, marcantes e vigorosos. Passo por boca é suave e repete, em sabores, aquilo que se apresentou em aromas no nariz. Fim de boca marcado por morango, framboesa e caramelo! Persistência 20+

Apresenta a elegância dos vinhos da Rioja espanhola. Sua presença aromática é certamente similar, mas no palato é que se percebe a maior contribuição que esta casta aporta aos tintos desta DOCa. Que corpo... Elegância e suavidade. Seda pura!

Sozinho ou com comida? Não importa como, desde que ele esteja presente.

Carnes vermelhas, como o T-bone steak, rubro e suculento, desta ocasião, serão companhias certeiras. Mas aquela lasanha do domingo, ou aquele risoto de funghi do sábado à noite, ou ainda o charuto de folha de uva (com a presença terrosa do cominho), de qualquer dia afortunado da semana, serão companhias certeiras.

Sozinho? Festa!

Vida longa pela frente. Em alguns anos perderá a alegria da juventude, mas ganhará em complexidade e austeridade.

PS: Desafortunadamente, a importadora não cuidou para que o vinho chegasse às minhas mãos com rótulo e contra-rótulo perfeitos, como o vinho merece. Motivo pelo qual lhe dedico o crédito da foto acima. By the way, verdade seja dita, procure pelo marcador abaixo e verá que os seus rótulos, aqui provados, sempre surpreenderam positivamente.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...