sexta-feira, 6 de maio de 2011

Prelúdio 2007

O enólogo Marco Danielle, do Projeto Tormentas, produz esse tinto com uvas  Merlot (70%), Cabernet Sauvignon (20%) e Cabernet Franc de vinhedos próprios (Vinha Solo) em Campos de Cima da Serra. Sem filtragem, sem conservantes e sem madeira. 12,7% vol álc.

Belo rubi, muita densidade e brilho. Bordas com discreta tendência aos tons granada.

Ao nariz, um passeio de frutas negras, couro, pimentão, alguma nota terrosa e, para quem gosta (meu caso), um agradável final levemente oxidado, lembrando os grandes Rioja envelhecidos.

A fruta se repete no palato, em harmonia com os taninos finos e o frescor típico dos vinhos gaúchos. Final poderia ser um pouco mais longo. 8+

Foi minha segunda experiência com o Prelúdio, porém, pela primeira vez, o apreciei com calma e na companhia de comida. Confirmou a impressão inicial, um belo vinho nacional. Muito correto e acima da média em sua faixa de preços. Deve suportar ainda mais algum tempo e será uma ótima pedida na companhia dos amigos.

Vinho de apelo gastronômico, foi muito bem ao lado de penne com molho de tomates frescos e manjericão e saltimboca de filé com recheio de palmito assado (Innominato Osteria, em São Paulo). Acidez perfeita para a massa e corpo correto para a carne. Definitivamente, irá bem ao lado de massas com molhos vermelhos.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...