domingo, 1 de maio de 2011

Maderos de San Juan Tempranillo 2008: Nem só de Tannat vive o Uruguai! #cbe

Este tinto é a minha escolha para retornar às atividades da Confraria Brasileira dos Enoblogs. O tema "Tempranillo em qualquer faixa de preços" foi sugerido pela confreira Fabiana do blog Escrivinhos.

Vem do terroir de Colonia del Sacramento, Uruguai, este varietal Tempranillo que é elaborado pela vinícola Los Cerros de San Juan. 12 meses em barricas e outros 12 meses em garrafa antes de iniciar a comercialização. Comportados 12,5% vol álc.

Vermelho granada, denso e brilhante.

Nariz apresenta boa integração entre a fruta e a contribuição do carvalho em que foi envelhecido. Presença de amora, mirtilo, ameixa, cereja, chocolate ao leite, baunilha e canela. Boa complexidade e densidade.

Corpo médio para leve, taninos ainda um pouco verdes e acidez vivaz. Sabores em boca repetem os aromas captados no exame olfativo. Final de boca ligeiro com presença frutada.

Beber ao redor dos 16oC, pois acima o álcool deixa de ser tão comportado e surge um final de boca amargo.

Deve afinar os taninos nos próximos dois anos, porém não creio que tenha estrutura para longa guarda. Também não acredito que ganhará muito mais complexidade de aromas.

Com certo apelo gastronômico, principalmente pelo frescor e pelo álcool comportado, nesta ocasião acompanhou risoto de shitake e shimeji flambado no próprio vinho.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...