sexta-feira, 15 de abril de 2011

Yealands Way Pinot Noir 2009

Elaborado por Yealands Estate, uma vínicola com certificação carbon Zero, em Marlborough, Nova Zelândia, este varietal Pinot Noir estagia (30% do vinho) em barricas francesas (novas, de segundo e terceiro uso). 13,5% vol álc.

Rubi, brilhante e translúcido.

Nariz com frutas vermelhas, ervas aromáticas, especiarias e florais. Cereja, morango, cravo, tomilho e mangerona, entre outros, compõem uma instigante paleta aromática, de expressão mais contida, porém elegante e consistente.

Leve, quase magriço. Taninos finos e elegantes, em perfeita harmonia com a acidez viva. Repete o nariz. Cereja persiste por bom tempo nas retronasais. Na temperatura correta, uma nota doce marca o fim de boca, já com a temperatura um pouco mais alta, surge uma pontinha de álcool, que não chega a incomodar. 15+.

Seu estilo preza pela elegância, em detrimento da potência. Os aromas são elegantes e sutis e mostra-se muito amável no passo por boca. Irá bem com comidas simples, como um frango grelhado ou uma massa ao sugo, ou, ainda, torradas, patês, queijos e embutidos. É uma interessante opção para o dia a dia ou para reuniões descompromissadas.

Está em excelente momento para consumo e deve permanecer assim por mais um ano ou dois, porém, não apresenta potencial evolutivo para maior guarda.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...