segunda-feira, 18 de abril de 2011

Miros Tinto Roble 2007: TSM da Ribera del Duero

Bodegas Peñafiel elabora, em Ribera del Duero, este tinto, corte de Tempranillo, Cabernet Sauvignon e Merlot, na proporção de 85%, 5% e 10%, repectivamente. Estágio de ligeiros 3 meses em barricas de carvalho francês. 14% vol álc.

Algumas regiões vinícolas da Espanha, em especial Navarra e Ribera del Duero (com o Vega Sicilia Único, por exemplo), tem apostado em cortes com estas três uvas. TSM, de Tempranillo, cabernet Sauvignon e Merlot.

Nosso vinho apresenta na taça um belo rubi, de reflexos violáceos, algum brilho e densidade.

Nariz com frutas negras como amora e ameixa além da vermelha cereja, todas em boa maturidade. Complementam um discreto toque da madeira, além de pimentão, canela e mentol.

Taninos ainda jovens, que amadurecerão no próximo ano - ou dois, quem sabe?. Muito frescor, médio corpo e uma gostosa fruta madura completam as sensações no palato. Ao final, discreto amargor e uma pontinha de álcool. A amora e a cereja permanecem longamente no retro-olfato. Persistência 15+.

Um vinho ainda jovem e descomplicado, com certa “carne” e buquê, que agrada e convida ao próximo gole. Deve afinar nos próximos dois anos.

PS.: Este vinho já chegou com o malfado selo fiscal que, em emho, apenas "enfeiou" a garrafa. Feio com ele, feio sem ele. Não adianta removê-lo, pois a cápsula fica com uns pedacinhos colados. Triste...

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...