quarta-feira, 20 de abril de 2011

Alto de La Ballena Rosé 2010: Rosado de peso!

Este rosé vem do terroir de Maldonado, no Uruguay. Os vinhedos ficam nas encostas da Serra de la Ballena, uma bucólica região, próxima a agitada Punta del Este. Em seu corte entram a Cabernet Franc (70%) e a Merlot. Sem passagem por carvalho. 13% vol álc.


Na taça apresenta uma bela cor vermelha, brilhante e translúcida.

Nariz com presença de frutos vermelhos e um toque cítrico. Morango e framboesa, acompanhadas por limão siciliano. Há, ainda, um aroma doce, de fruto maduro, que eu não consegui identificar.

Encorpado, acima da média dos vinhos rosés. Frescor marcante e um passo suave por boca. Em temperatura mais baixa, o frescor sobressai. Um pouco mais quente, o equilíbrio dá o tom. Retrogosto marcado pelo morango, com um toque especiado. Boa persistência. 10+

Em função do corpo, a companhia à mesa precisa ser pensada com carinho, pois, se por um lado o seu "peso" lhe permite encarar companhias mais ousadas (como um filé em um dia quente de churrasco, por exemplo), por outro, as entradinhas tradicionais serão atropeladas.

Neste caso, foi escalado para encarar um almoço que há muito eu ansiava por preparar: Moqueca Baiana de Camarão. Emho, foi uma escolha acertada. Encarou com vigor a moqueca. Esteve em sintonia com o camarão. À altura do rico caldo (dendê, tomate, pimentões, leite de côco e caldo de camarão). Perdeu apenas para o pirão, que como era apenas para mim, ganhou o aditivo de pimenta dedo-de-moça e ficou bastante "quente" (porém, ao meu gosto).

Abaixo, fotos da Moqueca e da maravilhosa vista que se tem a partir do deck de degustação da vinícola.

(desconto para o cheiro verde que ainda não havia sido incorporado)

(esta visita vale uma postagem...)

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...