segunda-feira, 11 de abril de 2011

Golden Triangle Pinotage 2008

Elaborado por Stellenzicht, em Stellenbosch, África do Sul. Varietal de Pinotage, com 14 meses de amadurecimento em barricas francesas (60%) e americanas. 14% vol álc.


Na taça apresenta um belo rubi com traços violáceos, muita densidade e brilho.

Ao serví-lo, nota-se sua expressão aromática. Boa integração entre frutas (amora e mirtilo, principalmente), notas de torrefação, baunilha, chocolate e especiarias. Aromas intensos que persistiram por mais de duas horas, até que o líquido evaporasse.

Corpo médio, taninos firmes e acidez presente. Elegante. Bom passo por boca, com final macio. Palato é marcado, principalmente, pelo frutado do nariz, com um toque defumado. Longo. 20+

Perfeito com queijos, nesta ocasião melhor com o gorgonzola, conversou com o montanhês. Irá bem com carne vermelha grelhada - e suculenta - e massa com molho de cogumelos (e por que não, um risoto de shitake?).

Assim como os últimos Pinotages que provei, este me agradou muito, não apenas por sua paleta aromática, que apresenta interessante complexidade para a faixa de preços, mas também por sua presença no palato, com um passeio suave e macio pelas papilas gustativas, sem amargor ou álcool aparentes. Parece estar em seu melhor momento de consumo e deve se manter assim pelos próximos dois anos.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...