terça-feira, 22 de março de 2011

Rioja Reserva 99 e Lasanha ao Ragú de Cordeiro se completam muito bem...

O Rioja em questão é um Luis Cañas Reserva 1999. Corte típico, com predominância da Tempranillo e um pequeno aporte de Graciano (para dar graça ao vinho), ambas de vinhedos antigos. Envelhecido por 3 anos em barricas francesas e americanas.

A Lasanha, recheada com ragú de cordeiro em redução de tinto (a base de garnacha) com alcachofra e abobrinha e um toque de pimenta calabresa ao final, era a tentativa de reproduzir um prato que eu havia visto em um programa de televisão. O resultado final foi um prato de sabor pronunciado e boa untuosidade.

O casamento foi muito bom, com o vinho levantando os sabores típicos do cordeiro e com a acidez tratando muito bem da untuosidade do ragú.

Vamos ao vinho...

Rubi, brilhante e translúcido. Bordas acastanhadas, demonstrando alguma evolução.
Nariz intenso e típico. Frutas negras e vermelhas, acompanhadas por baunilha, canela, noz moscada e outras especiarias. Encorpado. Taninos elegantes. Fresco. Ameixa e amora maduras, bala toffee e um fundo especiado compõem os sabores em boca. Persistência 25+.

O safra do ano 1999 não é considerada uma boa safra naquela região, porém, ainda assim, a Bodega Luis Cañas conseguiu elaborar um vinho de bom corpo, com muita fruta e longevo. Se bem adegado, deve durar ainda uns 10 anos com boa evolução.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...