quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Nieto Senetiner Reserva Malbec 2007

Argentina, Mendoza. Bodegas Nieto Senetiner elabora este varietal Malbec com uvas de vinhedos antigos, idade superior a 40 anos, de Valle Vistalba em Luján de Cuyo. Amadurece 12 meses em barris de carvalho francês. 13,5% vol álc.

Rubi, reflexos violáceos. Profundo e brilhante.

Nariz jovial, num primeiro momento evoca "algo doce". Revela aromas de frutos vermelhos, ameixa e uma intensa baunilha.

Gordo e bem estruturado, é daqueles que passam a sensação de que deve ser comido. Taninos firmes, ainda verdes, devem evoluir no próximo ano. Acidez média. No palato revela frutas em compota. Persistência 10+.

Já havia provado o malbec da linha de entrada desta bodega e o achei duro e sem muitos atrativos. Esta linha Reserva está muito superior. É um vinho ainda jovem, mas com qualidades e que parece poder evoluir nos próximos dois anos. Agradável para beber sozinho, seu álcool não pesa e não aparece, assim como tem um final correto e sem amargor.

Me surpreendeu acompanhando a comida. Eu o escalei, por ser a única meia garrafa disponível, para acompanhar um osso buco, que geralmente vai melhor com vinhos de acidez mais acentuada. Este malbec se entendeu bem com a carne e até com a gremolata (encontro que ressaltou a frutosidade do vinho e arredondou os taninos), só não funcionou muito bem com o molho (redução de mirepoix, tomates, vinho branco e caldo de carne), justamente, onde a acidez precisaria falar mais alto.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...