terça-feira, 20 de julho de 2010

La Marie, um ótimo bistrô ali em Pinheiros

Noite dessas um grupo de blogueiros do vinho se reuniu para um jantar regado a bons vinhos. Depois de algumas mensagens, ficou definido que o La Marie seria o nosso restaurante. Creio que apenas um de nós, aquele que o sugeriu, o conhecia previamente. As recomendações foram as melhores. Parecia não ter erro.

Eu acabei chegando muito cedo e fui o primeiro cliente daquela noite. Nossa mesa já estava preparada, num cantinho bem agradável. Sobre a mesa, boas taças nos davam as boas vindas. Bom sinal.

Salão pequeno, algo como 10 ou 12 mesas, se não me engano. Após as 20:30hs lotou. Bom fazer reserva.

Enquanto aguardava o pessoal, dei uma olhada na carta de vinhos e no menu. A primeira é enxuta, porém com boas opções, que não se restringem ao lugar comum Chile-Argentina. Preços justos. Menu bem variado, comida de bistrô a preço correto.

Nosso jantar seria um menu degustação com suflê de bacalhau, medalhão de filé ao molho de vinho tinto acompanhado por risoto e cassoulet.

O suflê de bacalhau chegou cremoso e saboroso, com um toque de azeite aromatizado com limão que ficou muito bom. A consistência e a "resistência" do suflê me fizeram crer que ainda preciso trabalhar nas receitas que preparo em casa. O suflê não desmanchava e nem por isso estava pesado.

No primeiro prato, o ponto da carne estava perfeito, assim como seu molho, que levava, ainda, um toque de funghi. O risoto também estava muito saboroso e foi uma tremenda dica do proprietário a finalização com queijo de cabra, a cremosidade estava tão boa que nem precisaria daquele último toque de creme de leite.

Para arrematar, um correto cassoulet que se harmonizou muito bem com aquela noite fria e úmida da capital paulista.

Quando achamos que tudo estava encerrado, surge em nossa mesa um "pote" imenso com uma leve e saborosa mousse de chocolate e o pedido "sirvam-se". Para quem não ia de sobremesa, uma fatia de abacaxi e a sugestão de regá-la com vinho tinto.

Vez ou outra, percebemos o proprietário percorrendo as mesas e auxiliando na escolha de pratos e vinhos e sugerindo boas alternativas de harmonização. Parece óbvio, mas este realmente conhece sua cozinha e sua carta de vinhos e, assim, dá dicas sempre assertivas.

O La Marie fica ali na R. Francisco Leitão, 16 em Pinheiros. Vale a visita!

Sobre os vinhos da noite, estes merecem um comentário dedicado que será publicado em breve.

2 comentários:

Confraria2panas disse...

Oi Marcus,

Realmente o La Marie é uma ótima opção em Bistrô. O Chef o Sr Edson Di Fonzo é um mestre na cozinha. Nós da Confraria2panas já fizemos alguns encontros de vinhs lá:
http://confraria2panas.sosblog.com/Confraria2Panas-b1/LaMarie-b1-tagLaMarie.htm

abraço,
Evandro

MFS disse...

Opa Evandro,

Eu sai de lá com a impressão de que eles têm mesmo muita competência na cozinha e no salão. Pareceu-me ser uma boa idéia fazer reuniões de confraria por lá, assim como vcs já o fazem.

Abs.,
Marcus

Alguns outros posts interessantes...