domingo, 6 de junho de 2010

Condado de Oriza Roble 2006


Espanha, DO Ribera del Duero. Bodegas Pagos del Rey elabora este 100% Tempranillo, com estágio de 3 meses em barricas novas de carvalho americano. Afinamento de 6 meses nas caves da bodega. 13,5% vol álc.

De cor "vermelhão", quase rubi. Brilhante e denso.

Nariz intenso, expressivo e típico. Frutas vermelhas, florais, canela e cedro surgem com boa integração e em camadas.

Corpo médio, com taninos finos e mediana acidez. Aromas marcam no palato um gostoso frutado, mesclado a sutis notas de madeira. Persistência média para longa.

Vinho de corte moderno, com bastante frescor e muita fruta, fácil de gostar. Aos 4 anos de idade, já está pronto. Aliás, arrisco que já saiu pronto da bodega. Deve ter pela frente mais uns dois ou três anos, se não mais.

Irá bem à mesa, ao lado de grelhados, molhos de tomate, molhos com frutas vermelhas, massas. Sozinho não fará feio. Boa alternativa para dar o início àquela noite agradável na companhia de pessoas queridas, que aliás, foi o que lhe aconteceu nesta ocasião. Neste caso, brigou um pouquinho com a páprica do prato que acompanhou.

Este é o segundo vinho que provo desta Bodega (confira aqui o anterior), que cumpriu o papel de manter a boa impressão deixada pelo anterior.

Importado e comerciado pela Vintage Vinhos, não sei o seu preço, mas creio que deve estar abaixo dos R$ 50. Se eu estiver certo, será uma compra certeira.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...