sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Condado de Oriza Joven 2007

Espanhol, da Ribera del Duero, elaborado por Bodegas Pagos del Rey. 100% Tempranillo, sem passagem por madeira, apenas um afinamento de 4 meses, engarrafado, na adega da vinícola. 13% vol álc.

Rubi, violáceo, brilhante. Nariz muito frutado, frutas maduras, nota muito presente de canela, especiarias, notas terrosas. Em boca, leve, refrescante, taninos marcantes. Aroma de goiaba toma conta do paladar. Longo, para um "joven". Persistência 20+.

Correto, agradável e gastronômico, expressa bem as características da tempranillo, de forma moderna e jovem. A nota de goiaba que permanece em boca é mesmo muito interessante e o torna uma opção para beber sozinho, descompromissadamente.

Nesta noite acompanhou, e bem, camadas de berinjela, queijo e presunto gratinadas e acompanhadas por molho ao sugo. Brincou com o molho, encarou a rusticidade das fatias de berinjela grelhadas. Deve ir bem com carne vermelha e branca, massas com molho de tomate, tortas e quiches.

Importado e distribuido pela Vintage Vinhos. Não sei o preço, pois esta garrafa foi presenteada à minha esposa, mas creio que não deve ultrapassar os R$40 ou R$50. Nesta faixa de preço é uma opção interessante.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...