sábado, 9 de janeiro de 2010

Carta Nevada

Este Cava demi-sec é elaborado por Freixenet em Saint Sadurní D'Anoia, Pénedés. Assemblage típico da DO Cava, este espumante é elaborado a partir de um vinho base de partes iguais das castas Parellada, Macabeo (Viura) e Xarel-lo. Segunda fermentação, pelo método champenoise, levou 9 meses para ser completada (nas safras mais recentes, esta etapa foi estendida para 15 meses). 11,5% vol álc.

Amarelo claro, reflexos esverdeados. Perlage abundante, bolhas médias, coroa fina e elegante. Nariz com frutas brancas, pêra, cítricos, limão siciliano bem leve, florais, fermento, caramelo (leve também). Em boca apresenta-se leve e refrescante, com toque levemente adocicado e notas de pêra, fermento e, novamente, um caramelo bem leve. Persistência 30+.

Foi escolhido para uma noite de bruschetas, queijos, frios e Anjos e Demônios. Um pouco doce, para o meu paladar, para acompanhar a "refeição", porém harmonizou-se muito bem com o queijo gorgonzola. Deve ir bem, também, com sobremesas. Bem geladinho é um aperitivo muito interessante e excelente alternativa aos espumantes de moscatel.

Assim como seu irmão Cordón Negro, este cava, da gigante Vinícola Freixenet, é correto, sem defeitos e vai além. Tem bom custo benefício e suas qualidades não dizem que é um vinho elaborado aos milhares de caixas.

Importado por Preebor do Brasil, é facilmente encontrado em lojas especializadas e grandes distribuidores.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...