domingo, 23 de maio de 2010

Tuttobene IGT 2006

Itália, Toscana. Este tinto, IGT Toscana, elaborado por Val di Suga (Tenimenti Angelini)  é um interessante corte das italianíssimas Canaiolo(30%) e Sangiovese(30%), complementadas pela francesa Merlot(40%). Amadurece por 6 meses em cubas de concreto e, posteriormente, estagia outros 3 meses engarrafado na vinícola. 13% vol álc.

Vermelho, vivo, reflexos violáceos, brilhante e translúcido.

Nariz apresenta frutas, principalmente as vermelhas, notas herbáceas, aromas discretos que remetem a madeira, algum tostado, também.

Em boca é macio, acidez muito marcante e taninos elegantes, porém presentes. Palato é dominado pelo frutado, que ali permanece por bom tempo.

O visual da garrafa dá a dica de ser este um vinho feito visando o mercado internacional, principalmente o novo mundo. No entanto, suas características organoleptícas estão mais para o velho mundo.

Neste toscano não há exageros, apenas elegância e muito apelo gastronômico. É um vinho simples, porém muito agradável e que irá muito bem ao lado dos mais variados pratos da "bota". Mas encontrará melhor asilo ao lado das massas com molho de tomates, ou, quem sabe, acompanhadas por um creme de espinafre. Como proteína, sugiro um bom frango assado!

Nesta ocasião, foi testado ao lado de carne seca (com catupiry) na moranga. Foi bem, mas creio que fará melhor encontro com o tomate ou pratos com menos potência aromática e peso.

Importado pela World Wine, é boa compra ao redor dos R$ 45.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...