quinta-feira, 20 de maio de 2010

Melior 2007

Espanha, DO Ribera del Duero. Bodegas Matarromera elabora este tinto, assemblage de Tempranillo (95%) e Cabernet Sauvignon. Estágio de 6 meses em barricas novas de carvalho americano. 13,5% vol álc.

Este tinto leva o selo "genérico" da DO e, portanto, não segue a legislação que define os jovéns, crianzas, reservas etc. Por outro lado, desta forma, o enólogo tem maior liberdade para impor seu estilo e usar o que de melhor tem à sua disposição.

Rubi, brilhante, violáceo, levemente translúcido.

Nariz típico. Frutos vermelhos, maduros, em primeira camada, complementados por gostosa baunilha, discreta canela, especiarias, mistura de ervas aromáticas.

Levemente encorpado e redondo, seu final é marcado por taninos elegantes e sedosos, que são acompanhados por intensa refrescância. Retrogosto confirma o frutado e a baunilha do nariz e se mantem por 20+ segundos.

Gostoso e gastronômico, este tinto, muito aromático, de bom corpo e acidez, pode ser boa companhia para massas com molhos vermelhos, carnes vermelha e branca, além de um bom lombo de bacalhau com batatas ou ao azeite com alcaparras.

Aromático e macio, será muito agradável, também, sozinho ou na companhia de queijos. Ao lado do grana padano renderá elogios.

Importado pela World Wine, é uma boa compra ao redor dos R$ 55.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...