Gaúcho, da Campanha. Miolo Wine Group elabora este varietal Tempranillo. Passagem por barricas de carvalho francês e americano. 14% vol álc.
Serviço: Conforme orientação do produtor, a garrafa foi desarrolhada cerca de 30 minutos antes do serviço, em temperatura ao redor dos 18oC.
Rubi, reflexos violáceos, brilhante, levemente translúcido.
Nariz típico da casta. Frutos vermelhos e negros, maduros, especiarias e aromas provenientes do estágio em madeira. Com a temperatura um pouco mais alta, surge uma discreta nota de álcool, que não chega a incomodar.
Corpo leve para médio, taninos sedosos e marcante acidez. Álcool não se faz notar. Morango, framboesa e madeira marcam o palato. Final longo e agradável.
Às cegas, este Fortaleza do Seival passaria, fácil, por um bom joven espanhol. Falta-lhe corpo para um crianza, mas é muito bom naquilo a que se propõe. Tem preço para o dia a dia (R$22), mas não fará feio como primeiro vinho num encontro com amigos. Ao lado daquela pizza do sábado à noite, da "macarronada" do dominogo ou, até, de um bom salmão ao cartoccio, será uma agradável surpresa.
Esta não é a safra mais recente, mas ainda está bastante íntegro. Se bem guardado, creio, poderá suportar ainda um ou dois anos em garrafa, porém, sem perspectivas de evolução.
Tenho lido e ouvido muita coisa boa sobre o projeto Fortaleza do Seival e este Tempranillo, minha primeira investida, deixou boa impressão e a certeza de que devo provar outras castas desta linha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário