domingo, 9 de maio de 2010

Avan Nacimiento 2005

Espanha, DO Ribera del Duero. 100% Tinta del País (Tempranillo) com passagem de 12 meses por barricas francesas. 14% vol álc.

A Bodega Juan Manuel Burgos é quem elabora este tinto especial. Projeto de um jovem enólogo que reformulou os vinhedos familiares e manteve parcelas de videiras centenárias e pré-filoxéricas. Apoiado no manejo orgânico de seus vinhedos, no respeito às condições lunares e no baixo rendimento, 2000 kg por hectare, ou 1 kg por planta, seus vinhos, apesar de jovens, tem sido recebidos com entusiasmo ano após ano. Seus vinhos acolhem-se sob o selo geral de Ribera del Duero, permitindo ao enólogo decidir as condições ideais de envelhecimento em cada vinho e safra. Produção atual de 75.000 garrafas / ano.

Nacimiento é a linha de entrada, sendo complementada por outras 4 linhas, sendo a top, elaborada, primordialmente, por frutos das vinhas mais antigas, pré-filoxéricas.

Rubi, profundo, brilhante e com belos reflexos vermelhos.

Nariz instigante, apresenta uma gostosa baunilha, que vem na frente e é seguida por variados frutos vermelhos, especiarias típicas da casta e notas de torrefação. Seus aromas surgem em camadas e mantém boa evolução por muito tempo.

Em boca é mastigável, corpo médio, taninos elegantes e bem domados pelo tempo, acidez perfeita. Palato é marcado pelos frutos vermelhos e pela baunilha. Final longo e elegante.

Acertamos em cheio ao abrir este vinho. Primeiro, porque está em seu melhor momento e deve se manter assim por uns dois anos mais. Por outro lado, porque foi a abertura ideal para um jantar muito agradável entre tantos amigos especiais. De tão bom, não deu tempo para avaliá-lo ao lado da Paella Valenciana que tive a honra de preparar. Melhor assim, pois ficamos com a missão de prová-lo novamente, nessa condição...

Foi muito bem sem a companhia de comida, mas teria feito brilhante papel à mesa. Pode acompanhar variados pratos que peçam vinho tinto, desde elaborações mais apuradas, até algo mais rústico.

Importado pela Delmaipo, é comercializado por R$ 95 e vale cada centavo. A safra 2007 já está disponível, mas a 2005, que também pode ser encontrada, deve estar mais redonda.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...