sábado, 10 de abril de 2010

Tamaral Roble 2006


Espanhol, da Ribeira del Duero, este tinto, 100% Tempranillo, é elaborado por Bodegas Tamaral. Estágio de 6 meses em barricas de carvalho americano e francês. 14% vol álc.

Rubi, reflexos violáceos, brilhante. Bordas já tendem, levemente, aos tons acastanhados.

Nariz típico, expressivo. Frutos vermelhos e negros mais maduros, amora, ameixa, morango leve. Baunilha, pimenta negra e canela complementam o painel, que apresentou interessante evolução durante toda a degustação.

Em boca apresenta bom corpo, com taninos elegantes, firmes e jovens. Acidez está bem presente, na medida certa, convidando ao próximo gole. Aromas em boca repetem, de tudo um pouco, daquilo que o nariz introduziu. Destaques no retrogosto ficam para o morango e para as especiarias. Longo para um vinho jovem. 30+.

Excelente tempranillo varietal, este Ribera del Duero é mais macio que o comum para os vinhos desta região. Gastronômico, irá bem com risotos, carnes vermelhas e brancas, bacalhau (grelhado, assado, ao azeite etc). Queijos de massa dura, gorgonzola, defumados também serão boa companhia.

Seu custo benefício é uma história à parte. O comprei por duas vezes no Makro Speciale, num intervalo inferior a 30 dias, com preço inicial ao redor dos R$40 e na última compra ao redor dos R$22. Em qualquer caso, é uma boa compra. Pra comprar de caixa.

Reblog this post [with Zemanta]

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...