quinta-feira, 15 de abril de 2010

Les Bretèches 2007

Libanês, do Vale de Bekaa - única região vinícola deste país -, este tinto é elaborado pelo Chateau Kefraya a partir de um assemblage de sete castas tintas: Cabernet Sauvignon, Syrah, Cinsault, Mourvèdre, Tempranillo, Carignan e Grenache (obs.: no site do importador, Zahil, há uma informação diferente sobre a assemblage: 80% Cinsault, 6% Cabernet Sauvignon, 7% Grenache e 7% Carignan). Sem passagem por barricas de carvalho, este vinho amadurece por 10 meses em tanques de aço inox e depois outros 10 meses engarrafado na adega da vinícola. 13,5% vol álc.

Vermelho rubi, brilhante, levemente translúcido.


Nariz vivo, frutado, jovem. Frutas vermelhas e negras, onde a ameixa se sobressai. Camadas com florais e especiarias (noz moscada mais evidente) surgem com algum tempo.

Em boca é gostoso, redondo. Taninos macios, acidez na medida certa e corpo adequado à sua jovialidade. Ameixa e especiarias surgem no fim de boca. Boa persistência.

Gostoso e gastronômico, é um vinho para pratos descontraídos, assim como os típicos da cozinha árabe como charutos, quibes, arrozes com pinoles e outras "nozes", saladas com maior acidez etc.

Importado pela Zahil, é uma compra muito interessante ao redor dos R$50.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...