100% Tempranillo, este tinto é elaborado por Bodegas Tamaral em Ribera del Duero. Estágio de 24 meses em barricas de carvalho americano e francês. 13,5% vol álc.
Serviço: Aberto 1h30 antes do serviço.
Rubi, brilhante, translúcido, com reflexos violetas e NADA de tons alaranjados (ou qualquer outra dica de envelhecimento) em suas bordas.
No nariz mostra-se jovem e elegante. Frutos vermelhos e negros, maduros, além de um gostoso côco, baunilha. Seus aromas surgem em camadas, complexos, e com boa evolução em garrafa e taça.
Em boca tem corpo médio, taninos sedosos e acidez muito bem encaixada no conjunto. Aromas de frutos maduros permanecem longamente nas vias retronasais.
Um bom exemplar da tempranillo evoluída. Eu arriscaria mais uns 6-8 anos de boa vida pela frente, podendo chegar a uns 12, facilmente.
Foi o Ribera del Duero mais "Rioja" que eu provei, até hoje. Tanto em boca, quanto em nariz, a elegância o confunde com um bom Rioja Reserva. Às cegas, provavelmente me equivocaria.
Acompanhou divinamente joelho de porco (estufado lentamente em cerveja) com batatas ao murro (vide jantar do post anterior). Tem estrutura para carnes delicadas, bem como para caças.
Importado pela Barrinhas, esta garrafa foi compada no Makro Speciale por algo ao redor de R$70,00. Um bom preço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário