quarta-feira, 10 de março de 2010

Pisano Primeira Viña Tannat 1999

Uruguaio, da Região de Progreso, este tinto, 100% Tannat, foi elaborado pela Vinícola Pisano. 13% vol álc.

Rubi, denso, ainda com bom brilho e, em demonstração à sua idade, discretos tons alaranjados em suas bordas.

Nariz começa fechado, com madeira, couro, pêlo de animal molhado, sobre um discretíssimo fundo frutado. Após 2 horas de aeração, os aromas tornam-se mais vivos e nítidos, surgindo um frutado digno de juventude, com frutas vermelhas e negras, onde o morango aparece mais evidente. Especiarias surgem também, além de baunilha e canela.

Em boca, médio corpo, fresco e com taninos vivos e com boa pegada (adstringentes). Aromas apresentam em boca, a mesma evolução do nariz. Final de boca com gostoso morango, sobre um fundo especiado e com baunilha. Persistência 30+.

Impressionante este vinho, muito vivo apesar dos 11 anos de idade e de ser o entry-level desta Vinícola à época (a linha Primeira Viña foi descontinuada). O que comprova, emho, o poder de envelhecimento desta casta e, por outro lado, os cuidados com vinhas e adega observados pela Pisano.

É a segunda (e última, infelizmente) garrafa degustada em 1 ano (relembre aqui). Esta estava mais viva, jovem e com promessa de vida longa, ao contrário da anterior, mais evoluída e no final do ciclo de vida.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...