terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Villa Solais 2006


Este branco italiano, da Sardenha, DOC Vermentino di Sardegna, é elaborado pela Vinícola Cantina Santadi, com as uvas Vermentino (70%) e Nuragus (30%). Fermentação em tanques de aço inoxidável, seguida por estágio sobre lias antes do engarrafamento. 13% vol álc.

Na taça apresenta uma bonita cor amarelo dourado. O nariz remete, vagamente, aos frutos brancos como pêra e goiaba branca, porém é muito discreto e após algum tempo torna-se, praticamente, nulo.

Em boca é muito mais interessante, com boa estrutura e acidez ainda bem presente e refrescante. Fim de boca remete a uma gostosa goiaba branca, entremeada com algum cítrico, talvez maracujá. Persistência 10+.

Apesar do nariz decadente, é um vinho bastante gastronômico e que, ao lado da comida, ainda dá prazer. Nesta ocasião, acompanhou fettucine nero com camarões e tomates cereja salteados e spaghetti com frutos do mar, ambos do restaurante Pasta del Capitano de Ilhabela-SP. O vinho melhorou com a companhia dos pratos e conversou muito bem com camarões, lulas e cia. Aliás, nesse encontrou, os pratos foram os maiores beneficiados, pois o vinho conseguiu deixá-los mais interessantes, uma vez que tenham chegado à mesa um tanto insonsos.

Avaliando a estrutura e o atual momento, é possível dizer que esse branco ainda tem alguns anos de vida, mantendo-se boa companhia à mesa, ainda que o seu decadente nariz não apresente qualquer evolução. Melhor mesmo, será tentar uma safra mais recente.

Importado pela Mistral, custou R$ 62 no restaurante.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...