sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cepas Nobles Tannat 2007

Uruguaio, do Cerro Chapeu, elaborado por Bodegas Carrau. 100% Tannat, com passagem de 9 meses por barricas de carvalho americano. 13% vol álc.

Rubi violáceo, brilhante, boa profundidade de cor.

Nariz pouco expressivo, com álcool excessivo que incomoda - e não dissipa de forma alguma, mesmo à temperatura correta e depois de mais de uma hora de aeração. Os poucos aromas que se encontram remetem a frutas em compota e chocolate, este último muito discreto.

Em boca apresenta taninos muito discretos e delicados e acidez correta. Aromas remetem a compota de frutas. Final de boca com algum amargor e a repetição dos aromas encontrados no nariz.

Francamente, é um tannat que não empolga. Mesmo que fosse possível resolver o álcool, o conjunto não desperta muito interesse. Nariz muito discreto. Taninos que mais se assemelham aos de um gamay, em nada lembrando aquela rusticidade típica da cepa.

Importado pela Zahil a R$33. Temos, sem dúvida, opções melhores. Vale avaliar, o Amat, o tannat topo de gama da mesma bodega e que é muito cultuado no Brasil e mundo afora.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...