segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Casillero del Diablo Sauvignon Blanc 2009

Elaborado pela gigante Concha y Toro, com 100% Sauvignon Blanc de vinhedos localizados no Valle Central. Fermentação em tanques de aço inox, com estágio de 3 meses sur lie. 13% vol álc.

Escolha do mês para análise da Confraria Brasileira de Enoblogs, esta foi a sugestão do confrade Cristiano Orlandi, do enoblog Vivendo Vinhos.

Amarelo palha, clarinho, com reflexos esverdeados. Nariz com cítricos, frutas brancas, maracujá, pêssego, algo doce que lembra bala de leite e toques minerais. Leve em boca, com muita refrescância e confirmação do nariz. Discreto amargor final. Persistência 15+.

Foi o escolhido para acompanhar risoto de aspargos, rúcula e camembert e filé de saint peter estufado no próprio vinho. Foi muito bem. Mais geladinho, vai melhor como aperitivo, ou acompanhando entradas, pois ao passo em que se torna muito refrescante, perde muito em aromas. Ao redor dos 12oC/13oC, torna-se mais gastronômico, ganha corpo e vai bem com uma maior gama de pratos, desde pescados a carnes brancas, massa ao pesto etc.

Vinho interessante e agradável, assim como os demais desta linha, é uma compra segura quando não se quer arriscar. É encontrado facilmente em lojas especializadas e grandes redes, com preços muito díspares. Esta garrafa me custou R$33,00 no Carrefour, mas é possível encontrá-lo a preços melhores (menos aqui na provínciana Brasília).

Nesta faixa de preços, creio que encontra concorrentes a altura, alguns, inclusive, fugindo do óbvio e proporcionando maior prazer. Mas ao redor dos R$25,00, é, praticamente, imbatível.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...