quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Íporos Crianza Vendímia Seleccionada 2005

Espanhol, elaborado na Rioja Alta por Bodegas Sonsierra. 100% tempranillo de vinhas com idade superior a 30 anos, envelhecimento em barricas americanas por 14 meses, com uma trasfega após 6 meses. 14% vol álc.

Rubi, brilhante, boa extração de cor, bordas com discreto tom de evolução. Nariz típico, com primeiro ataque de baunilha e côco. Frutas maduras surgem em seguida, assim como um aroma que lembra a xarope de groselha misturado a leite. Especiarias. Em boca, mostra-se elegante, medianamente encorpado, taninos corretos, acidez marcante. Aromas em boca confirmam o nariz, permanecendo longamente nas vias retronasais. 40+.

Deve ser servido ao redor dos 18oC/20oC, assim controlará o álcool e manterá a pertinência dos aromas. No mais, uma aeração de 30/45 min ajudará a abrir um pouco o nariz.

Quanto à longevidade, ainda está na crescente. Fase em que, creio, permanecerá pelos próximos 4-5 anos. Mantendo-se no topo por mais algum tempo, antes de começar o declínio.

Um crianza muito gostoso, com notas elegantes, evolutivas em taça, bom pra beber sozinho, ou acompanhando comida. Nesta noite, acompanhou maminha assada e foi perfeito. Mas irá bem, também, com uma imensa gama de pratos, desde carnes vermelhas e brancas (suínos e cordeiro), arrozes, massas com molho vermelho ou de funghi secci.

Importado pela Barrinhas, esta garrafa foi comprada em São Paulo no Makro Specialle, por R$ 35,00. Por este preço é imbatível. Por outro lado, creio que este não seja o preço corrente, mas sim resultado de alguma promoção.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...