sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Os vinhos deste natal: Cava, Riojas e um Italiano...

E chega o Natal!Image by Breno Peck via Flickr

Noite super agradável, na casa dos amigos Alexandre e Carla, além do "iminente" Mateus, acomapanhandos, também, dos novos amigos Alexandre e Fernanda.

Com o trabalho nos consumindo, ininterruptamente, nas últimas 6 semanas, resolvemos ficar em Brasília neste natal e aceitamos o convite dos nossos amigos, para uma ceia, mais do que especial, em seu novo apartamento.

Com 3 esposas de sorte (opinião mais do que parcial), os maridos cuidaram da ceia, a mim coube a sobremesa e a escolha dos vinhos. Só pra constar, as sobremesas foram creme brullé e chesse cake com geléia de berries, a pedido da futura mamãe.

Nesta noite, deixei as fotos e as anotações de lado e me entreguei ao convívio e à celebração. Pontanto, o que segue abaixo é um breve relato, de memória, das garrafas "deitadas", e uma fotinho que tirei, quase que por acaso.

Em tempo, parabenizo ao aniversariante do dia, Homem fundamental na história da humanidade, recebe diversos nomes, em função de cultura e religião, mas Seus ensinamentos, moral e importância seguem inabaláveis e compreensíveis a todos. E quanto mais nos pautamos por Sua história, mais crescemos, mais colhemos, mais nos doamos, mais nos aproximamos Dele e de Seu Pai.

Salve meu Pai Oxalá!

Vamos aos vinhos:

Cava Benito Escudero Abad Brut - BEA Brut
Cava de Rioja. 100% Viura. Champenoise, 3 anos. 11,5%.

Amarelo palha, perlage fina e persistente. Aromas de torrefação e cítricos, intensos, tomam conta do ambiente. Cremosa, refrescante. Persistente.Continua atraente e com perspectiva de vida longa.

Foi o espumante da celebração, das boas vindas e da lembrança do aniversariante do dia. Cumpriu muito bem o seu papel, colocou todos no clima e abriu espaço para os próximos da lista.

Relembre aqui outra experiência com este cava.



Amativo 2003
Itália, Puglia. Vinícola Cántele. 60% Primitivo, 40% Negroamaro. 10 meses em barricas de carvalho. 14,5%.

Rubi, brilhante, translúcido, com bordas levemente acastanhadas, demonstrando alguma evolução. Nariz muito expressivo, com cerejas, muito frutado, balsâmico, madeira discreta, alguma baunilha, algum herbáceo. Em boca, tudo integrado, "quase" encorpado, taninos ainda firmes, porém aveludados, de excelente qualidade, escoltados por acidez ainda intensa. Aromas de boca confirmam a cereja, a baunilha e outras notas de madeira. Longo, 40+.

Arejado por 1hr30 antes do serviço, sua paleta cresceu muito durante a degustação.

Foi escolhido como o segundo vinho, acompanhou canapés e animada conversa, enquanto os Alexandres concluiam o jantar.

Excelente compra na World Wine.


Muga Blanco 2007
Rioja. Fermentado em Barrica. Corte de Viura (90%) com Malvasia. 13,5%.Amarelo, tende ao dourado.

Aromas cítricos, frutas brancas, alguma madeira. Em boca tem médio corpo, é muito refrescante e seus aromas tendem a frutas brancas. Persistência 20+.

Começamos o serviço com ele mais gelado, ao redor dos 8oC-10oC. Nesta etapa mostrou-se mais refrescante do que aromático, com uma paleta bem curta, assim como sua persistência. Deixamos a temperatura subir um pouco, ao redor dos 12oC/13oC, e a paleta aromática cresceu, mantendo interessante refrescância.

Acompanhou o jantar, cujos pratos principais foram o tradicional chester (no ponto certo, carne úmida, com toques vermelhos) e lombinho (assado longamente em baixa temperatura, servido no próprio molho). Foi bem com as duas carnes.


Solar de Becquer Reserva 2000

Rioja. Bodegas Benito Escudero. Tempranillo (70%), Mazuelo (20%) e Garnacha. 15 meses em barricas francesas, mais 25 meses em garrafa. 13%.

Rubi, bordas acastanhadas, já tendendo ao laranja. Nariz típico e complexo, com frutas vermelhas, groselha, algum morango, cereja também, notas animais, especiarias, pimenta, madeira. Boca com taninos aveludados, finos, bem encaixados com a acidez ainda evidente. Aromas de boca trazem de tudo um pouco do que se apresenta ao nariz. Persistência 40+.

Arejado por 1h30 antes do serviço.

Sua missão foi encerrar a noite, escoltando apenas a conversa animada, já tendendo às reflexões profundas, tal qual as suas nuances aromáticas. Cumpriu o seu papel, mas acabou rápido demais...

Outra excelente compra, esta na Cava de Vinhos.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...