Este AOC Bourgogne é o vinho de entrada da casa Masson Dubois em Bourgogne. 100% Pinot Noir, com alguma passagem por madeira, este vinho foi engarrafado em março/2009. 12% vol álc.
Vermelho, brilhante, limpido, transparente. Nariz com frutas vermelhas muito evidentes, morango principalmente, surgem também notas vegetais e um aroma doce, de madeira, tudo bem integrado. Em boca, taninos ainda jovens convivem com acidez acentuada. Aromas de boca trazem morango, cereja, framboesa... Esta festa de berries e cherry permanece em boca e nariz por uns 30 segundos ou mais.
A primeira impressão não foi boa, pois os aromas eram tímidos e em boca a acidez dava um toque de "vinagre" ao vinho. Porém, a garrafa foi aberta ao mesmo instante em que servi o jantar, então, logo ganhou a companhia da comida, o que atenuou muito o senão da acidez. Na verdade, parece-me que neste estágio é um vinho com vocação para a mesa. Fez par perfeito para um frango cozido, com batatas, ervilha e tomates, ao estilo cocido madrileño.
Vale a pena arejar esta garrafa por uns 30 a 45 minutos, pois o vinho evoluiu muito depois deste tempo. Pode ser reflexo da companhia da comida, mas mesmo após o jantar se encerrar, a acidez permaneceu atenuada, o que, somado aos aromas mais abertos, deixou o vinho muito agradável e interessante.
Tipicidade e jovialidade são marcas deste vinho, que vale - considerando-se os preços de borgonhas no Brasil - os R$50 pagos. É uma boa introdução e merece mais algum tempo em garrafa.
É importado pela Casa Flora.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário