quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Malbec de France Le Plant du Roy

Francês, de Cahors, este 100% Malbec é elaborado por SAS Compagnie France Malbec. Corte das safras 2002, 2004 e 2005, 10% do vinho estagia em barricas de carvalho e o restante em tanques de aço inox. 13% vol álc.

Rubi, com bordas acastanhadas. Nariz vibrante, começou com explosão de frutas e quase nada de madeira. Evoluiu deixando as notas de madeira mais evidentes e integradas ao frutado, baunilha, especiarias. Em boca mostrou-se encorpado, com sabores frutados e especiados. Seus taninos são maduros e presentes, dando identidade ao vinho, e o frescor o torna excelente companhia para a mesa. Persistência 30+.

Muito gastronômico e vivo, este Malbec francês foi ótima companhia para maminha assada com especiarias, salada de palmito, tomate e manga em molho cítrico e tomate recheado com abobrinha, cogumelos e bacon. Equilibrou-se, cresceu e fez crescer a maminha e conversou com os acompanhamentos.

Sua fruta e frescor, de tão vibrantes, o tornam excelente, também, para beber sozinho.

Esta é a segunda garrafa que abro deste vinho. A anterior foi em abril/2008. Em comparação àquela, o vinho evoluiu, ganhando maior profundidade em aromas e maciez nos taninos. Pro meu paladar, o vinho está mais interessante agora. Deve mostrar ainda alguma evolução e se manter por mais uns 2 a 3 anos.

Importado por Compagnie Vins de France.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...