quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cune Crianza 2006

Este Riojano é elaborado pela tradicional Compañia Vinicola del Norte de España, carinhosamente Cune. Corte de Tempranillo (80%), Mazuelo (10%) e Garnacha (10%), com envelhecimento de 12 meses em barricas de carvalho americano. 13,5% vol álc.

Rubi brilhante, com reflexos violáceos e alguma transparência. Nariz típico, elegante, evolui... Começa com frutos vermelhos e negros, maduros, com algumas notas de madeira em fundo. Garnacha se faz presente. Após algum tempo, groselha e goiaba se tornam mais evidentes, assim como baunilha, chocolate ao leite, surge também um leve aroma de charuto (antes de ser aceso, claro) e notas de couro. Boca com taninos presentes, macios, acidez mediana. Retrogosto marcado por goiaba, groselha, chocolate. Persistência 30+.

Típico e com interessante paleta de aromas, esta é uma boa opção dentre os rioja crianza disponíveis em nosso mercado, além de ser um bom contraponto aos monovarietais "pancadões" sulamericanos. O corte bem realizado contempla as características olfativas e estruturais de cada casta e a madeira está bem integrada, podendo ser percebida, porém não sobrepuja a fruta.

Ainda jovem, este crianza deve ganhar alguma complexidade nos próximos 3 a 5 anos, a partir daí não creio que se manterá por muito tempo, dependendo, principalmente, dos cuidados em sua guarda.

Um pouco mais de acidez o deixaria ainda mais gastronômico, mas foi muito bem ao lado de spaghetti com sauteado de tomate, cebola, cebolinha e manjericão e paillard de filé mignon. Não irá bem ao lado de pratos muito untuosos, por outro lado, para os que não abrem mão dos tintos, pode substituir um pinot noir ao lado de salmão grelhado ou ao cartoccio, ou mesmo um atum selado no azeite.

Prová-lo sem comida é uma boa pedida, também.

Importado pela Vinci, esta meia garrafa custou R$32 na Super Adega e por esse preço pode ser considerada uma boa compra.

Reblog this post [with Zemanta]


Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...