quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Nobles Vignes Pinot Noir 2007

Francês, de Limoux, Languedoc-Roussilon, este tinto é elaborado por Sieur d'Arques com 100% Pinot Noir. Passagem por barrica não está especificada no contra-rótulo e o web-site da vinícola também não faz menção. Casa exista, é bem discreta e com barricas usadas. 12,5% vol álc.

De cor rubi profundo, o exame visual não diz que é um pinot francês. Porém, no nariz, os aromas tradicionais surgem, principalmente o de frutas como morangos e cereja, algum floral, e, após algum arejamento, algumas notas terrosas também. Em boca, médio corpo, com tâninos suaves, escoltados por intensa acidez. Aromas de boca tendendo aos tons vinosos. Persistência 20+.

Com bom corpo e aromas intensos e que evoluem em taça, este pinot baratinho chega a ser boa pedida para além do dia-a-dia. Foi provado ao lado de filé mignon em crosta de parmesão e farofa de pão italiano e batatas assadas. Acompanhou muito bem o prato, fez bom par à carne, encontrou-se com a crosta de queijo e conversou com a batata. Irá melhor com pato ou mesmo um corte suíno.

Outro vinho de bom custo benefício, R$21, encontrado nas redes "alternativas" (ao menos em SP e Bsb, onde conheço melhor) Zona Sul (RJ), Coop (SP) e Super Maia (DF), onde o comprei.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...