quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Coloma Selección Castillo Torre Bermeja 2007

Espanhol, Vino de la Tierra de Extremadura, este tinto é elaborado por Bodegas Coloma, com um incomum corte de Cabernet Sauvignon (60%) e partes iguais de Merlot e Garnacha. Amadurecimento de 9 meses em barricas de carvalho americano. 13% vol álc.

Rubi, denso, brilhante. Em nariz, notas florais em primeiro plano, toques de frutas negras, morango, mel, cravo, canela. Em boca, médio corpo, taninos presentes, aveludados e bem amparados por acidez marcante. Final de boca com especiarias, floral, morango. 20+.

Interessante é um bom adjetivo para este vinho, as características típicas das castas estão presentes, mas a presença do terroir também é marcante. Em minha opinião, este somatório de características é o ponto forte deste bom tinto.

Gastronômico é outro adjetivo que se aplica. Nesta ocasião, foi bem com picanha grelhada e salada. Passamos a salada, óbvio. Tem corpo pra enfrentar a untuosidade deste corte bovino. Mas irá bem, também, com carne suína, além de massas com molhos vermelhos. Ou seja, pela harmonização, este vinho tem tudo pra cair no gosto nacional (emho).

Mais um bom vinho que chegou pela Sociedade da Mesa.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...