quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Tamaya Reserva Especial 2002

Elaborado pela Viña Casa Tamaya, no vale de Limari, Chile. Cabernet Sauvignon (50%), Carmenere (25%) e Syrah (25%). Amadurecido em barricas de carvalho por 14 meses. 13,5% vol álc.

Rubi, acastanhado, com bordas alaranjadas, evidenciando a idade. Nariz complexo, precisa de tempo para se abrir... Frutas vermelhas, com groselha bem expressiva, toques de madeira, baunilha, chocolate, café ao final, algumas notas de especiarias e herbáceos. Fundo de taça com notas de tabaco. Em boca, integração total entre os taninos já acalmados, com a acidez ainda viva e correta. Encorpado, com boca complexa, uma mescla de notas de madeira, tabaco, com toques herbáceos. Longo. 30+.

Vinho bem evoluído, creio que no seu apogeu. Tem estrutura para suportar ainda uns dois anos neste estágio.

Com comida ou só? Eu, como um apreciador dos vinhos evoluídos, deixaria a comida em segundo plano... Algo simples como uma tábua de queijos e frios, um mix de bruschettas ou algo do gênero. Mas deve ser companhia muito boa para cordeiro assado com especiarias, lombo de porco recheado com mix de cogumelos, magret de pato ao molho de frutas vermelhas etc.
Não sei como está a distribuição por território nacional, mas aqui em Brasília pode ser encontrado em muitos endereços. A Super Adega oferece o melhor preço, ao redor dos R$60,00, pelo qual o considero uma ótima compra.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...