Image by Fernando Gonzaga via Flickr
Consultando o site da OEMV (Observatório Español Del Mercado Del Vino) eu encontrei um estudo detalhado da inserção do vinho espanhol em seus 6 principais mercados consumidores: Reino Unido, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Bélgica e Suiça. Em detalhes, o estudo, com cara de Planejamento Estratégico, apresenta dados de consumo, de inserção de imagem e, principalmente, os principais desafios e oportunidades em cada mercado.É um estudo bem amplo, apesar de estar resumido em uma apresentação de 50 slides, e vale a pena uma verificada.
Pensando nos desafios internos, seria bom encontrar algo assim no site da Ibravin, com foco na inserção do produto nacional, em nosso próprio país (de dimensões continentais e hábitos tão diversificados), antes mesmo de pensarmos e nos concentrarmos na exportação. O embrião já está lá, com alguns dados históricos, por categoria de produto, dos anos 2004-2008, mas às vezes, só olhar pro passado não adianta, é preciso olhar pra frente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário