quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dádivas Chardonnay 2008

Elaborado pela Vinícola Lídio Carraro, este branco da linha Sul Brasil é um 100% chardonnay de vinhedos próprios em Encruzilhada do Sul, na Serra do Sudeste, RS. Sem passagem por carvalho, afina apenas em tanques de aço inox. 13,3% vol álc.

Amarelo dourado. Nariz com muitos cítricos, abacaxi, pêra, pêssego, manteiga. Em boca, carece de um pouco de acidez, com retrogosto tendendo a pêssego, manteiga. Persistência 20+.

O nariz deste vinho empolga muito, mais do que as sensações no palato. Um pouquinho mais de acidez o deixaria mais agradável, versátil e gastronômico. Acompanhou cioba assada (sobre cama de cebola, alho poro e o próprio vinho, temperado apenas com flor de sal e uma pitada de pimenta branca, sem outras especiarias) com batatas e melhorou, porém sem empolgar. Um preparo mais pesado ou carregado em especiarias deixaria o vinho muito pra trás.

Quanto à sua longevidade, não creio que vá evoluir, pelo contrário, deve começar a cair e creio, inclusive, que a falta de acidez que encontrei já é um indício disto, considerando outras catas deste vinho que acompanhei nos últimos meses.

Em sua faixa de preço, ao redor dos R$50,00, fica um pouco abaixo da maior parte das opções. A luz no fim do túnel é que esta foi apenas a primeira safra deste vinho, que, creio, deve melhorar nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...