quinta-feira, 18 de junho de 2009

Viapiana Chardonay 2005

Este 100% chardonnay é elaborado pela Vinícola Viapiana em Flores da Cunha, Serra Gaúcha, RS. Sem passagem por madeira. 12,1% vol álc.

Amarelo dourado, quase mel, sua cor demonstra a evolução a ser constatada em nariz e boca. Em nariz, toques oxidados, frutas tropicais e brancas, manga, abacaxi, pêra, mel. Em boca, acidez já não fala tão alto, mas o vinho continua refrescante, confirma mel, abacaxi, leve oxidação. Persistência 20+.

Seguramente este chardonnay já passou da sua melhor fase, mas continua interessante. As notas oxidadas o tornaram muito parecido com muitos brancos espanhóis, em especial (guardadas as devidas proporções), com os manzanillas, e suas notas oxidadas. Como eu gosto de ambos, me diverti muito com este vinho. No entanto, não creio que irá muito longe nestas condições.

Acompanhou salmão salteado na manteiga, com creme de espinafre e batatas assadas. Foi muito bem, aliás, creio que muito melhor do que o faria um chardonnay mais jovem.

Como nos demais vinhos que tenho provado desta vinícola, o senão é a distribuição em território nacional e, em especial, em Brasília... O preço, R$25, é excelente, e para as safras mais recentes, torna este vinho excelente opção para o dia-a-dia. Comprado em São Paulo, na Imigrantes Bebidas.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...