quarta-feira, 17 de junho de 2009

Personal Wine Curator: Uma boa opção para o controle de adegas.

Cansado de usar o limitado software fornecido junto com a minha adega climatizada e incapaz de desenvolver, por conta própria, algo que fosse superior, eu resolvi procurar algum software free ou demo para avaliação.

Dentre muitas opções, eu encontrei o PWC, fornecido pela The Wine Curators, versão de demonstração, 15 dias, que se aprovado, pode ser registrado por US$49.

Eu baixei, instalei, testei e aprovei.

O registro de vinhos é muito completo, com informações detalhadas sobre vinícola, enólogo, vinificação, assemblage, compras etc. Além do "estoque físico", é possível catalogar a "Lista de Desejos" e os vinhos comprados em espera da entrega.

Para os amantes das notas, há um espaço para elas (as suas e as dos seus críticos preferidos), por outro lado, para quem gosta apenas das notinhas, elas também são permitidas, aliás, por consumo. E para aqueles que gostam das duas qualificações, elas convivem harmoniosamente.

Usuários registrados podem compartilhar informações (os campos de todo o cadastro) com uma comunidade e, entre outras coisas, obter a expectativa de consumo do vinho, que é calculada em função da assemblage, da região viti-vinícola, da vinícola, da safra etc.

Outro recurso interessante é a sugestão de harmonização entre prato e vinho, no entanto, este recurso está baseado num paladar norte-americano e em convenções nem sempre as mais adequadas para o nosso país tropical. Mesmo assim, na média, as sugestões acertam.

E se você, vez ou outra, presentear ou vender um dos seus vinhos, é possível manter este registro. No extremo, o PWC pode até funcionar como um software de gestão de wine store, porém com funcionalidades muito limitadas.

Se você está procurando alguma ferramenta para esta finalidade, dê uma olhadinha no PWC. A lista de recursos vai bem além dos exemplos citados aqui.

Abs.,
Marcus

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...