quinta-feira, 4 de junho de 2009

Tantehue Cabernet Sauvignon 2007

Este chileno, do Valle Central, é o vinho de entrada da Vinícola Ventisquero. 100% Cabernet Sauvignon. Não parece ter estagiado em carvalho. 13% vol álc.

30o. vinho da Confraria Brasileira de Enoblogs, esta foi a escolha do confrade Jeriel, do Blog do Jeriel, para este mês. A postagem deveria, como de costume, ter sido feita em 1o. de junho. Este mês o meu post segue com um pequeno atraso... By the way, o Jeriel é um dos novos confrades (assim como eu), e desejo-lhe as boas vindas a este grupo.

Rubi, denso, brilhante. Nariz apresenta compota, frutas negras, ameixa, mentolado, nozes, certa doçura. Em boca, tâninos estão bem arredondados e devidamente encaixados numa acidez que pede a comida. Confirma a doçura, sem ser enjoativo, além dos toques de compota e mentolados. Meio ligeirinho em nariz (persistência 10+), é mais longo em boca.

Trata-se de um excelente vinho para o dia-a-dia. Em sua faixa de preço, R$17, encontra poucos concorrentes. Pra falar a verdade, este vinho (simples e de entrada... tão simples que sequer é citado no website da Ventisquero) me agradou mais do que a linha Reserva desta vinícola (que custa entre 70% e 100% mais caro).

Nesta fria noite em Bsb (novamente: "o frio está chegando por aqui"... pra quem é daqui, é bom aproveitar, porque esta fase passa rápido), acompanhou um festival de crepes e confirmou minha impressão: boa companhia para a mesa!

Importado pela Cantu, pode ser encontrado nas lojas da importadora e nas grandes redes de varejo.

Um comentário:

Fábio Baptista disse...

Fiquei meio desconfiado quando vi este vinho pela primeira vez. Vou procurar!

Alguns outros posts interessantes...