segunda-feira, 1 de junho de 2009

Valentim Brut

Este espumante foi elaborado pela Miolo Wine Group, no Vale dos Vinhedos, por encomenda do Pão de Açucar, que o comercializa sob a bandeira Club des Sommeliers. Assemblage de Chardonnay e Pinot Noir, a segunda fermentação se deu pelo método champenoise. 13% vol álc.

Amarelo-palha, perlage fina e abundante. Em nariz, expressivo, notas cítricas, algum tostado leve, fermento, fundo doce, lembra chocolate branco. Em boca, encorpado, refrescante. Retrogosto remete para tostados e chocolate branco. Persistência 15+.

Era pra ser um tinto, mas a Renata pediu um espumante... E a pizza já estava lá, servida... Então fomos de pizza e espumante... Ainda bem que este espumante é "pesadão" e cumpriu bem o seu papel.

Por falar em peso, não creio que este irá bem sozinho (como se costuma pensar dos espumantes em geral), tá mais pra mesa mesmo, acompanhando, inclusive, pratos mais encorpados, talvez, uma refeição completa, de ponta à ponta. Pescados: eu arriscaria com moquecas, da capixaba à caiçara (dos litorais do RJ e SP, com banana da terra etc), camarão na moranga, lagosta ao thermidor etc, ou seja, sempre com pratos igualmente estruturados, caso contrário, acho que este espumante vai atropelar. Além disso, preparos com outras carnes brancas são boas pedidas.

Pode ser encontrado nas redes Pão de Açucar e Extra, com preço entre R$ 32 e R$ 42.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...