domingo, 3 de maio de 2009

Martinez Lacuesta Crianza 2003

Elaborado pela centenária Bodega Martinez Lacuesta, este Riojano, é um corte de Tempranillo (80%), Mazuelo (15%) e Graciano (5%). Amadurece 18 meses em barricas americanas novas e de segundo uso e, depois de engarrafado, permanece outros 18 meses em adega, antes de ser comercializado. 13% vol álc.

Vermelho rubi vivo, brilhante, translúcido, sem matizes alaranjadas nas bordas. Em nariz, típico, groselha, alguma compota, madeira bem integrada. Complexo. Em boca, tâninos suaves estão bem equilibrados com a acidez na medida certa. Confirma madeira e compota. Retrogosto remete aos aromas da madeira. Persistência 20+.

Serviço: Arejado por 1 hr em garrafa.

Fez companhia para risoto de açafrão, abobrinha e tomate-cereja, ravioli de presunto e queijo com molho de tomates-frescos e alcatra cozida no molho de tomates (quase um ragú...). Vinho muito gastronômico, atropelou um pouco o risoto, mas foi muito bem com a massa e seu molho. Seu corpo realçou a suculência da carne.

Eu prefiro vinho com comida, sempre, é um gosto pessoal, mas este Rioja Crianza agrada para ser bebericado sozinho também, ponto, neste caso, para um estágio "menor" em barrica, se comparado com a maioria dos Reserva. Seu corpo, médio, não pesará, e a complexidade dos aromas animará a conversa.

Um dos melhores custo x benefício de Rioja Crianza que pode ser encontrado em nosso mercado.

Importado pela Cava de Vinhos, este foi comprado em SP na Bodega MK 17.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...