terça-feira, 28 de abril de 2009

Viapiana Merlot 2004

Este 100% Merlot é elaborado pela Viapiana Vinhos, em Flores da Cunha, Serra Gaucha. Amadurece 6 meses em barricas francesas e estagia outros 5 meses em adega após o engarrafamento. 12,4% vol álc.

Rubi brilhante, boa concentração de cor. Em nariz, primeiro fechado, demonstra alguma madeira, toques herbáceos. Após algum arejamento, surgem frutas maduras, ameixa, amora, baunilha, herbáceo fica mais discreto, demonstra complexidade em nariz. Em boca, corpo médio, perfeito equilíbrio entre tâninos tranquilos e acidez leve, refrescante, alguma doçura. Confirma frutas, toques de madeira. Persistência 20+. Retrogosto frutado.

Um dos melhores Merlot da Serra Gaucha que eu já provei. Ótima compra. Bem vinificado, sem arestas. A cada vinho que provo desta vinícola, mais me convenço que há muito a garimpar fora das maiores e mais conhecidas. Na lista/adega ainda estão o Cabernet Sauvignon e o Via 1986, da mesma safra, e o Chardonnay 2005. As expectativas são as melhores.

Acompanhou bife de chorizo grelhado e batatas assadas. Perfeito, muito gastronômico. Mas mostrou-se bom, também, para bebericar sozinho, acompanhando uma conversa com amigos, com a eterna namorada ou mesmo sozinho (conversar sozinho depois de algumas taças, ou garrafas, é uma maravilha... exercício para os fortes!). Ótimo para provocar a personagem Miles de Sideways (aquele que "odeia" Merlot).

Este foi comprado em São Paulo, na Imigrantes Bebidas. Uma pena não estar disponível em Brasília. E em todo o país.

Nenhum comentário:

Alguns outros posts interessantes...