Este Branco de Rioja, Espanha, é elaborado pela Bodega Benito Escudero, com 60% Viura (vinhedos com 60 anos) e 40% Chardonnay (vinhedos com 24 anos). Estagia em barricas americanas. 12,5% vol. álc.
Detalhe, ao retirar a capsula, descobri a rolha totalmente úmida, inclusive com algum bolor na superfície. Pensei que havia perdido o vinho... Que nada, estava inteiro.
Amarelo dourado. Em nariz, melão predomina, pera, pêssego, madeira bem integrada, mel, cravo, complexo, agradável. Em boca, acidez equilibrada, refrescante. Retrogosto melão, pera, madeira. Persistência 20+.
Mais geladinho, perfeito como aperitivo, evidencia as frutas e torna-se muito refrescante. Ao redor dos 11-12oC, o melão passa a predominar, junto com sensação de doçura nos aromas, surgem mel e cravo, ganha corpo, perfeito para a mesa.
Fez companhia a nhoque de mandioquinha sauteado com brócolis cozidos no próprio vinho e costelinha de porco assada sobre leito de cebola roxa, tomate italiano e especiarias. Par perfeito com ambos. Elegante com o nhoque e capaz de acalmar a untuosidade da carne de porco e se encontrar com as especiarias.
Importado pela Cava de Vinhos, este foi comprado em São Paulo na Bodega MK 17.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário